Inspiração

Como Combinar Cores para Diferentes Ambientes

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quer renovar sua casa, mas tem medo de ousar nas cores e não gostar do resultado? Saiba que é possível sair do comum e usar tons que se complementam, tanto nas paredes, quanto nos móveis e acessórios. Entender como combinar cores não é difícil, basta seguir algumas dicas e instruções.

Você sabia, por exemplo, que as cores podem influenciar diretamente em nosso humor e refletir nossa personalidade? Cada ambiente da casa precisa de um tipo de estímulo. Logo, nada mais justo do que escolher tons que estejam de acordo. Confira como!

Como combinar cores de acordo com o tamanho do espaço

Na hora de pensar em como combinar cores para os ambientes de sua casa, é preciso levar em consideração o tamanho do espaço. Cores muito vibrantes ou escuras, como vermelho e roxo, apesar de interessantes, dão a sensação de um lugar ainda menor. Neste caso, opte por tons neutros nas paredes e deixe os fortes para móveis e acessórios.

Com um espaço mais amplo, não é preciso tomar este tipo de cuidado. Porém, existem duas situações comuns:

  • sensação de bagunça cromática — quando cores demais são colocadas juntas, tornando o ambiente confuso e pouco agradável aos olhos;
  • sensação de “tudo combinado” — quando a pessoa se apega tanto à combinação de cores que as repete em todos os locais, dando o aspecto de pouca espontaneidade.

Combinando de acordo com o círculo cromático 

Uma ótima estratégia para saber como combinar cores é usar o círculo cromático. Com ele, podemos visualizar quais cores ficam mais harmônicas aos nossos olhos.

círculo cromático

Com ele, você pode fazer três tipos diferentes de combinação que funcionam bem na hora de decorar:

  1. monocromática — consiste em utilizar vários tons dentro da mesma cor;
  2. análoga — utilizar uma cor primária e outras duas “vizinhas”, ou seja, as coadjuvantes, que trazem informações interessantes para o décor;
  3. complementar — a mais interessante de todas para a decoração, pois ocorre quando combinamos duas cores opostas do círculo. Alguns exemplos de combinações são tons terrosos com azul, rosa com verde menta, violeta com amarelo e por aí vai.

Dicas infalíveis 

Se mesmo com as orientações acima, você ainda se sente inseguro na hora de de combinar cores, temos algumas dicas infalíveis para quem quer um toque especial na casa, mas de forma discreta:

  • escolha uma parede do cômodo — optar por apenas uma parede de cor mais chamativa é uma opção certeira. Mesmo com uma decoração em tons neutros, o colorido será um ponto diferente;
  • use cores vivas nos acessórios — está com vontade de usar cores chamativas? Opte por paredes e móveis de tons neutros e deixe as cores vibrantes para acessórios, como almofadas, tapetes e luminárias.

Gostou de saber como combinar cores para seu lar? Inspire-se para renovar sua casa com o Toque Duratex  e leia nosso artigo sobre o significado dos tons!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.