Casa Alma Duratex, mais do que um espaço, uma experiência sensorial
A CASACOR São Paulo abre suas portas para receber o púbico paulista que poderá conferir 58 ambientes, entre casas, estúdios e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos, distribuídos em uma área de 9 mil m² no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque. A mostra, que segue até o dia 15 de novembro, tem como tema central a “A Casa Original” que provoca uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, buscando na ancestralidade e na simplicidade o equilíbrio necessário entre o passado e o futuro, bem como a ressignificação da nossa relação com a casa, inaugurando uma série de novas reflexões sobre o morar contemporâneo. E a Duratex, considerada a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul, está presente em 23 ambientes da mostra apresentando alguns dos lançamentos da nova Coleção Olhares, com destaque para a Casa Alma Duratex®, projeto assinado pela arquiteta Melina Romano.
A Casa Alma Duratex® traz como conceito instigar as diferentes percepções e sentimentos dos visitantes em cada ambiente, desde os pequenos detalhes até a atmosfera e a experiência que cada espaço oferece. Um lugar para reconectar as pessoas às suas sensações. Sim, a Casa Alma Duratex® é sensorial, sensitiva e convida os visitantes a percorrerem pelo espaço, aguçando seus sentidos pelo visual do projeto, pelos toques nos contrastes de cada material, nuances de cores além de pequenos, porém não menos importantes, detalhes que fazem toda a diferença em cada ambiente. A iluminação minimalista remete a um espaço leve, claro e com alguns pontos-chaves de iluminação cênica. Já os brises, produzidos no padrão Arenito, da linha Conceito, logo na entrada, e as claraboias em formato orgânico visam a entrada da luz natural para dentro dos ambientes e do extenso jardim. “Queria tirar o aspecto rígido do revestimento e trazer fluidez ao material fazendo com que suas formas acompanhassem o sentido do ambiente”, explica Melina Romano.
Com 160m², a casa possui três ambientes que foram projetados com diferentes conceitos para promover a profusão sensorial. O primeiro deles, o ambiente Slowness convida os visitantes ao sentido da contemplação e do conforto, com mobiliários que primam o aconchego e a sofisticação no living.
Integrado ao espaço está o home office, um ateliê pensado em uma moradora perfumista que desenvolve suas fragrâncias. O ambiente foi inspirado em um dos pilares do Urban Zen, de Nova Iorque. Onde a cultura e a tradição fazem parte da composição dos trabalhos. Assim conectando as pessoas com suas raízes e diferentes tradições. Neste conceito, o design se faz presente com uma curadoria criteriosa de mobiliários e objetos que foram garimpados e escolhidos a dedo, criando uma mistura harmônica de diferentes estilos. Os designs dos mobiliários mesclam grandes nomes brasileiros com marcas internacionais.
Seguindo o circuito da casa, ao lado, o visitante então se depara com uma nova atmosfera sensorial, o espaço Soulful, uma área que prima o convívio da família e dos amigos com a integração da cozinha gourmet e da sala de jantar. Assim como nos demais ambientes, neste o contraste de materiais naturais como pedra, madeira, representada pelo padrão Pinole, da linha Essencial, lançamento da Coleção Olhares da Duratex e pelo verde que percorre a lateral interna de toda a casa, promovem uma atmosfera leve, de descompressão e interação.
Veja a websérie especial sobre o ambiente:
Acesse aqui a visita virtual do ambiente.