Marcenaria

Qual a Diferença Entre Carpintaria e Marcenaria?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você pode até já ter usado carpintaria e marcenaria como sinônimos, mas sabia que existem diferenças entre essas duas atividades? Apesar de ambos serem profissões que têm a madeira como ponto principal, há pontos específicos que tornam cada um desses ofícios singular.

Quer entender o que há de diferente entre elas? Então continue lendo este artigo que a Duratex preparou!

Existe diferença entre carpintaria e marcenaria?

A carpintaria e marcenaria são atividades essenciais na sociedade, já que elas são responsáveis por suprir demandas de construção e criação de itens de utilidade para os seres humanos. 

Por conta dessa similaridade, é comum pensar que são sinônimos para tratar de um mesmo tipo de trabalho. Entretanto, é preciso demarcar alguns pontos de diferença que definem características específicas de cada profissão. 

Conheça os detalhes da carpintaria e marcenaria e descubra quais são as divergências!

Carpintaria

Esta é uma das atividades humanas mais antigas, já que faz parte do cotidiano desde épocas em que as civilizações passaram a construir grandes estruturas como abrigos, templos, comércios, entre outros tipos de edificações.

Por conta disso, a carpintaria está muito mais ligada à construção civil. Em geral, o ofício está relacionado à elaboração de vigas de sustentação, assoalhos, escadas, taipas e outros tipos de suporte.

Outro ponto a ser destacado é que os carpinteiros trabalham com a madeira maciça. Afinal, para esse tipo de criação é essencial que o material usado seja o mais bruto e consistente possível.

Marcenaria

Por outro lado, a marcenaria se desenvolveu depois, quando surgiu a necessidade de não apenas montar estruturas, mas também de criar itens utilitários para o dia a dia, como armários, estantes, gavetas, mesas, cadeiras, entre outros. 

A confecção de mobília é um trabalho mais detalhista, de modo que, na comparação entre carpintaria e marcenaria, é comum que esta atividade seja considerada mais delicada e artesanal.

Quanto ao uso de materiais, essa atividade não se compromete a usar apenas a madeira maciça. A matéria-prima tem sido substituída por MDF, já que é resistente, possui alta qualidade e é mais em conta, além de estar de acordo com as tendências sustentáveis.

Um ponto interessante sobre esse ofício é a criação da marcenaria 4.0, que conta com o auxílio da tecnologia de softwares e máquinas para otimizar o fluxo de trabalho.

Agora que já sabe a diferença entre marcenaria e carpintaria, continue acompanhando o blog da Duratex para mais dicas!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você