Marcenaria

7 Principais Equipamentos Para Marcenaria que São Indispensáveis

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Independentemente de qual seja a sua área, como mobiliário para o interior da casa e jardinagem, existem alguns equipamentos para marcenaria que são fundamentais. Eles precisam estar presentes nas oficinas, pois ajuda bastante no dia a dia.

Quer saber quais são? Então veja uma lista com os principais materiais!

Quais equipamentos para marcenaria não podem faltar?

Existem diversos equipamentos para marcenaria que não podem faltar na sua oficina ou ateliê tanto de uso manual quanto elétrico. Veja quais são!

1 – Trena

Por permitir a medição, a trena ajuda na personalização dos móveis sem erros de medidas. Até porque, na marcenaria cada milímetro deve ser considerado. O ideal é ter uma trena de, pelo menos, três metros.

2 – Grampos

Os grampos na marcenaria servem como suporte durante colagens, cortes, marcações e encaixes. Sem esse itens, as peças podem não ficar no lugar certo, dificultando bastante o trabalho.

3 – Formão

O formão é perfeito para aparar e recortar peças de madeira. As lâminas do equipamento podem variar, tanto em formato quanto em tamanho. No caso dos chanfrados, eles são ideais para cortar cavidades que tenham ângulos menores do que 90º.

formao

 

4 – Lixadeiras

As lixadeiras servem para tirar imperfeições da superfície, ao mesmo tempo em que preservam as peças. As elétricas são as mais eficientes, pois permitem que o trabalho seja feito com muito menos esforço e garantem mais produtividade na marcenaria.

5 – Tupia

Precisa arredondar as bordas da madeira? Então, você irá precisa de uma tupia elétrica, ferramenta capaz de personalizar o seu projeto de maneira profissional. Por meio desse equipamento para marcenaria, você poderá fazer acabamentos como entalhes, molduras, encaixes e muito mais.

6 – Furadeiras e parafusadeiras

Furar e parafusar são atividades bastante corriqueiras em uma oficina. Por isso, entre os equipamentos para marcenaria mais importantes estão as furadeiras e parafusadeiras que, inclusive, podem ser encontradas na mesma ferramenta.

furadeira-e-parafusadeira

 

7 – Serras

Outro item que não pode faltar é a serra – não apenas uma, mas algumas. Cada modelo serve para um tipo de superfície. Existem lâminas que cortam bambu, por exemplo, mas não servem para cortes de precisão. Por isso, o ideal é providenciar, pelo menos, uma serra para cada objetivo. Dessa forma, você não corre o risco de ficar na mão. Quer saber mais sobre os trabalhos que pode fazer com madeira? Veja outros conteúdos da Duratex Madeira!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você