Marcenaria

MDP ou MDF — Qual é o Melhor Para o Design de Móveis?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

No mercado de design, é comum encontrar móveis de MDP ou MDF. Para o consumidor final, a diferença pode não ser tão grande. Porém, para quem trabalha com isso, a escolha certa da matéria-prima é fundamental para a produção.

Então, entender as características de cada painel de madeira é muito importante. Confira neste artigo os principais aspectos deles!

MDP ou MDF — características de cada um

Para quem tem dúvidas sobre escolher MDP ou MDF, é válido conhecer um pouco as características de cada um.

O MDP (Partículas de Média Densidade, em tradução livre) é um aglomerado de partículas de madeira aglutinadas que são unidas pela temperatura e pressão. Esse material tem três camadas: o miolo, que é a parte maior, e duas partes mais finas nas extremidades.

Os painéis feitos com MDP são ideais para móveis retilíneos, como mesas, armários, etc. Nesses casos, é necessário que haja resistência mecânica, uma das características do material.

Por sua vez, o MDF (Fibras de Média Densidade, em tradução livre) é uma placa de fibras de madeiras sintéticas e aditivos. Ela é constituída por camadas, coladas umas sobre as outras e fixadas com pressão.

Uma das características desse material é a maleabilidade. Isso permite que os moveleiros possam criar móveis planejados e diferenciados, e não apenas retos.

Além disso, por causa da ausência de camadas, o MDF é mais homogêneo. Esse aspecto favorece a aplicação de tintas, vernizes, peças de encaixe, etc.

Quais tipos de MDF você encontra na Duratex Madeira?

Tirou a sua dúvida sobre MDP ou MDF e descobriu que a segunda opção é melhor para os móveis que irá desenvolver? Então, você precisa conhecer os painéis que a Duratex Madeira possui. Veja quais são:

  • MadeFibra: tem fibras mais curtas e oferece ótima resistência. O material possibilita encaixes mais firmes e menos arrepiamento no corte;
  • MadeFibra Fire: o primeiro do país a evitar a propagação de chamas;
  • MadeFibra Ultra Premium: conta com dupla proteção e miolo verde. Além disso, tem maior resistência à ação dos cupins e da umidade;
  • MadeFibra BP: painéis resistentes e revestidos, de diversos padrões e que podem ser usados para várias produções;
  • MadeFibra BP Premium: tem tripla proteção, o que ajuda a evitar cupins, umidade e bactérias. Outro aspecto importante dessa linha é ter padrões diferentes, sendo que alguns até simulam a aparência de pedras.

Gostou de entender um pouco mais sobre MDP e MDF? Então, confira as soluções que só a Duratex Madeira oferece para o seu projeto!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você