Marcenaria

Como Organizar Seu Painel de Ferramentas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Entender como organizar um painel de ferramentas é essencial para marceneiros, já que, para realizar os projetos do dia a dia, são muitas as peças que ficam acumuladas no espaço de trabalho e a falta de ordenação no local podem acabar prejudicando o fluxo de atividades diárias.

Veja só estas dicas para trocar a marcenaria mais organizada e otimizar os processos dos trabalhadores!

Por que montar um painel de ferramentas?

O painel de ferramentas é um mecanismo de organização desenvolvido para tornar o trabalho dos marceneiros mais fácil. Trata-se de montar uma disposição que torne todos os instrumentos visíveis a olho, de modo que a busca por um item específico é feita rapidamente.

Isso é importante porque, durante a realização de um projeto, são inúmeras as ferramentas que o profissional pode precisar. Perder tempo buscando em caixas e gavetas significa demorar para a finalização.

Então, como montar um painel de ferramentas ideal?

Para criar esse dispositivo de modo que ele seja funcional e consiga reunir a maior parte dos materiais utilizados na marcenaria a fim de organizá-los, veja só estas dicas!

1. Monte uma boa base

Para criar o suporte, é preciso considerar o espaço disponível na sua marcenaria, as medidas do local onde ele será instalado e a quantidade de ferramentas que você tem e que precisam ser penduradas. 

Você pode usar para a base uma chapa de MDF, um painel de ferro ou mesmo grades. É importante que consiga instalar ganchos para colocar os instrumentos.

Para itens mais pesados, como a furadeira, construa um bom suporte para que o equipamento não se solte e caia.

2. Organize por categoria

Para facilitar a visualização do seu painel de ferramentas, é importante que você as separe por categorias. Junte o mesmo tipo de instrumento no mesmo local: os alicates devem estar lado a lado e as chaves podem ser organizadas por tamanho.

3. Recipientes para peças pequenas

Aproveite o painel para criar prateleiras para armazenar pregos, parafusos, buchas ou outras peças pequenas. 

Uma ótima ideia para economizar espaço é colar a tampa na parte inferior desta prateleira, de modo que basta apenas rosquear o pote para pegar esses materiais.

Para não confundir, coloque etiquetas que especifiquem aquela peça. Assim, não é preciso abrir o recipiente para analisar qual é qual.

Gostou de saber como organizar seu painel de ferramentas? Então continue acompanhando o blog da Duratex!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você