Marcenaria

4 Tipos de Cola Para Madeira Necessários Para Seus Projetos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quando se trata de construir móveis, é essencial conhecer os principais tipos de cola para madeira disponíveis. Afinal, cada estilo de projeto precisa de um material com uma fórmula diferente, de modo que usar o errado pode acabar prejudicando o resultado final.

Veja só quais são as colas mais usadas por marceneiros e em quais situações elas são aplicadas de forma mais apropriada.

Conheça os principais tipos de cola para madeira

Apesar de parecer simples, as técnicas de colar madeiras podem variar de acordo com o tipo do projeto. Isso porque, dependendo do peso ou da densidade do material, o adesivo pode ser muito fraco, comprometendo a durabilidade da peça e colocando em risco o cliente.

Por conta disso, foram desenvolvidos diferentes tipos de cola para madeira. Confira!

1. Acetato de Polivinila (PVA)

Esta é a mais comum. Trata-se daquela cola líquida branca que, inclusive, faz parte do material escolar de crianças. São ideais para adesivar materiais leves à madeira, como papéis.

Sua propriedade adesiva vem da ausência de água, que acontece quando ela seca. Isso significa que, ao entrar em contato com a umidade, ela pode soltar novamente. Portanto, não deve ser usada em locais propensos a estarem molhados.

2. Cianoacrilato

Também conhecido como cola instantânea, o cianoacrilato é bastante popular por ter uma secagem rápida, já que, em apenas alguns segundos, o adesivo fica duro.

Deve haver cuidado com o manuseio, uma vez que essa super-cola é conhecida por deixar dedos grudados.

3. Cola de Poliuretano

Abreviada como cola PU ou PUR, o poliuretano tem uma propriedade um tanto particular: quando começa a secar, a reação passa a se expandir. Por isso, é muito usadas em móveis que precisam de um preenchimento de espaço por não se encaixarem adequadamente.

Depois de seca, forma uma espécie de esponja dura, que é impermeável.

4. Epóxi

Bastante resistente, a epóxi é um dos tipos de cola para madeira que não pode faltar em sua marcenaria. É ótima para projetos que precisam de preenchimento de espaço, pois também são expansivas.

Porém, tenha em mente que ela precisa de preparação antes de ser usada. É necessário fazer uma mistura entre a resina epóxi e um endurecedor, para que essas propriedades sejam ativadas.

Gostou de conhecer alguns dos tipos de cola para madeira mais importantes na marcenaria? Então continue lendo artigos no blog da Duratex!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você