fbpx
Inspiração

Guia de Cores — Combinando Cores de Parede, Piso e Décor

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ao montar a decoração de um novo ambiente, é importante pensar em um guia de cores que possa ajudar a direcionar os itens que serão escolhidos, para que haja uma melhor harmonização entre o piso, a cor de tinta da parede e os demais elementos que estarão presentes na decoração.

Entretanto, como escolher as tonalidades perfeitas para que tudo combine entre si e, ainda, seja a sua cara? Veja só as nossas dicas para arrasar no décor dos cômodos da sua casa!

Categorizações cromáticas para escolher as cores de parede

Combinar todos os elementos presentes em um mesmo ambiente — piso, parede e décor — é mais simples do que parece. Para isso, basta compreender como montar um guia de cores e quais as principais características das diferentes tonalidades presentes no círculo cromático.

Além das divisões clássicas entre cores primárias, secundárias e terciárias, há outra maneira de categorizá-las. As cores influenciam muito na criação do clima de um ambiente, por isso é importantíssima para que o cômodo passe a sensação desejada e, por isso, o círculo cromático é dividido ao meio entre cores quentes e frias.

  • cores quentes: associadas ao sol e ao fogo, são as tonalidades de vermelho, laranja e amarelo;
  • cores frias: ligadas ao gelo e à água, são o verde, o azul e o violeta.
Guia de Cores — Combinando Piso, Parede e Décor

Decoração de cozinha monocromática na cor azul

Guia de cores: como montar a paleta perfeita para a decoração

Depois de já ter compreendido algumas formas de categorizar cores, veja só as melhores formas de usar o círculo cromático para montar uma paleta para combinar o piso, a parede e o décor de sua casa!

  • cores complementares: utilizam duas cores que se encontram opostas dentro do círculo cromático, como, por exemplo, vermelho e verde ou roxo e amarelo;
  • cores análogas: utilizam três cores que estão lado a lado no círculo cromático, como azul, azul-esverdeado e azul-violeta;
    cores triádicas: no círculo, trace um triângulo que indiquem três cores diferentes (e que tenham a mesma distância entre si), como laranja, violeta e verde;
  • cores tetrádicas: são usadas quatro cores, sendo necessário escolher um par, segundo a ordem que aparece no círculo, e captar, também, as complementares de ambas;
  • monocromatismo: se prefere usar apenas uma cor, escolha o de sua preferência e trabalhe com diferentes tonalidades, saturações e brilhos.
Guia de Cores — Combinando Piso, Parede e Décor

Verde e rosa: as cores opostas na decoração da sala

Lembre-se que as cores de parede podem ser usadas em suas tonalidades vivas, mas também em tons pastéis, ou bem mais escuras. A maneira como será feita essa composição entre o piso, a parede e o decor depende de seu gosto pessoal.

Cores que combinam com piso de madeira

Quer garantir que a sua decoração está realmente adequada, ainda considerando o piso? Então, é importante considerar uma cor de parede que combina com madeira.

Em geral, todas as tonalidades funcionam bem com o amadeirado. Porém, alguns padrões, dependendo de sua intensidade, ficam ainda melhor quando colocados juntos a outras cores. Por exemplo:

  • madeira clara ou acinzentada: azul e roxo;
  • madeira de cor média: verde, rosa e laranja;
  • madeira escura: amarelo e vermelho.

Porém, isso não é uma regra geral, ok? Essa combinação também vai depender da intensidade escolhida das tonalidades de parede, dos móveis e acessórios de decoração que você escolher para compor o ambiente.

Gostou de saber como montar um guia de cores? Então não deixe de conferir outros artigos aqui no Toque Duratex!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você