Inspiração

Como Fazer uma Boa Escolha de Paleta de Cores Para Seus Projetos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ao criar um projeto de decoração, uma das primeiras questões a ser definida é a escolha da paleta de cores. Afinal, ela irá te guiar para selecionar os elementos de cada ambiente — mobília, paredes, itens decorativos, entre outros. 

Ainda não sabe como definir as principais tonalidades para a criação de cômodos que sigam algum conceito? Então veja estas dicas que a Duratex selecionou!

O que é paleta de cores?

A paleta de cores é um conjunto de colorações que foram previamente selecionadas para facilitar a escolha de itens que irão integrar um projeto — seja ele de decoração, design gráfico, moda ou mesmo maquiagem. Essa escolha é importante, inclusive, para começar a criar um moodboard do projeto e definir seu estilo.

Ela serve não apenas para organizar visualmente e dar uma identidade a esse local, mas também para passar uma sensação com aquele ambiente. Isso porque um estudo bem feito consegue transmitir essas percepções apenas com as cores. 

Inclusive, a definição de uma paleta de cores é importante para guiar os profissionais a implantar determinados estilos. Por exemplo: uma decoração minimalista conta com tonalidades mais neutras, que variam entre branco, preto, cinza e marrom.

Como escolher uma boa paleta de cores?

Você já definiu o estilo de móveis e a posição em que eles vão se encaixar nos ambientes. Porém, também é preciso escolher quais as tonalidades que integrarão esse projeto. Para isso, considere as seguintes questões:

Sensações

Qual o seu objetivo com a criação desse cômodo? Converse com o cliente para entender as suas expectativas e saiba se é preciso criar um local aconchegante como o da filosofia hygge, ou mais ligado à natureza como no urban jungle.

Quando se trata de conhecer as sensações que os ambientes oferecem, é preciso compreender o significado das cores. Enquanto os tons frios estão associados à calma e à mente relaxada, os quentes são cheios de energias e vibrações.

Teoria das cores

Para saber como combinar e criar um guia de tonalidades, é essencial entender como funciona o círculo cromático. Essa teoria tem como objetivo criar combinações de acordo com diferentes formas de ligar os pontos da esfera. Os seus principais conceitos são:

  • cores opostas;
  • cores complementares;
  • cores análogas;
  • monocromatismo.

Continue lendo o blog da Duratex se você gostou de saber como escolher uma paleta de cores para seu projeto e deseja mais dicas para decoração de ambientes!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você