3 Dicas De Iluminação De Ambientes Para Valorizar Seu Projeto

Para garantir os melhores resultados ao final de um projeto, é importante pensar em todos os fatores que contribuem para isso. Não basta apenas selecionar materiais de construção de qualidade e escolher móveis adequados para a decoração da sua casa, é preciso dar atenção a um ponto extremamente importante: a iluminação de ambientes.

Um bom planejamento na hora de montar a iluminação para os cômodos da residência é capaz de transformar totalmente o seu projeto. É por meio dele que você conseguirá valorizar cada espaço e torná-los esteticamente agradáveis.

Se você quer saber como escolher a luz mais indicada para cada ambiente, continue a leitura!

3 Dicas De Iluminação De Ambientes 

Existem alguns pontos muito importantes que devem ser considerados antes de definir qual tipo de iluminação de ambientes fará parte do seu projeto.

Confira 3 dicas incríveis para você não errar na decisão. Vamos lá!

1. Considere o espaço que será iluminado 

Antes de qualquer decisão, é importante saber que o tipo de iluminação de ambiente varia de acordo com cada cômodo e as suas finalidades. Isso porque as variações nas tonalidades das luzes provocam sensações diferentes. Existem dois tipos:

  1. lâmpadas brancas;
  2. lâmpadas amarelas.

A primeira opção deve ter seu uso priorizado em ambientes onde são realizadas tarefas que exigem mais visibilidade, como o escritório, sala de estudo ou cozinha. Sua intensidade é maior e contribui para que a execução de atividades no cômodo sejam realizadas de forma confortável.

Já as lâmpadas amarelas, possuem uma intensidade menor e são indicadas para tornar os ambientes mais aconchegantes. Portanto, utilize-as em lugares de descanso, como a sala de estar e os quartos.

2. Combine a iluminação de ambientes com a decoração

Agora que você já sabe o primeiro passo para criar uma iluminação adequada, é preciso ficar atento a um segundo detalhe muito importante: combinar as luminárias com o restante da decoração.

Ao escolher a lâmpada, também será necessário investir em itens de decoração como luminárias e abajures. Então, entenda qual o estilo de cada cômodo e selecione os elementos decorativos com um design harmonioso.

Existem diversas opções no mercado com variações de modelos, cores e materiais para você encontrar o ideal para seu projeto. 

3. Considere o tamanho de cada cômodo

De nada adianta escolher a lâmpada ideal e encontrar uma luminária que combine com a decoração do ambiente se o tamanho dela não for adequado para o espaço.

Portanto, analise se o local escolhido para instalar a luminária é grande ou pequeno e encontre o produto que encaixe perfeitamente. 

Um exemplo disso é o uso de lustres grandes em cômodos muito baixos ou estreitos. Essa escolha seria desproporcional e causaria desconforto no ambiente. Portanto, fique atento a detalhes como este.

Com essas dicas seu projeto terá um resultado incrível. 

Confira também o artigo sobre como fazer uma boa escolha de paleta de cores e garanta que seu projeto, além de contar com uma excelente iluminação, tenha as melhores tonalidades para cada ambiente.