3 Dicas De Iluminação De Ambientes Para Valorizar Seu Projeto

Para garantir os melhores resultados ao final de um projeto, é importante pensar em todos os fatores que contribuem para isso. Não basta apenas selecionar materiais de construção de qualidade e escolher móveis adequados para a decoração da sua casa, é preciso dar atenção a um ponto extremamente importante: a iluminação de ambientes.

Um bom planejamento na hora de montar a iluminação para os cômodos da residência é capaz de transformar totalmente o seu projeto. É por meio dele que você conseguirá valorizar cada espaço e torná-los esteticamente agradáveis.

Se você quer saber como escolher a luz mais indicada para cada ambiente, continue a leitura!

3 Dicas De Iluminação De Ambientes 

Existem alguns pontos muito importantes que devem ser considerados antes de definir qual tipo de iluminação de ambientes fará parte do seu projeto.

Confira 3 dicas incríveis para você não errar na decisão. Vamos lá!

1. Considere o espaço que será iluminado 

Antes de qualquer decisão, é importante saber que o tipo de iluminação de ambiente varia de acordo com cada cômodo e as suas finalidades. Isso porque as variações nas tonalidades das luzes provocam sensações diferentes. Existem dois tipos:

  1. lâmpadas brancas;
  2. lâmpadas amarelas.

A primeira opção deve ter seu uso priorizado em ambientes onde são realizadas tarefas que exigem mais visibilidade, como o escritório, sala de estudo ou cozinha. Sua intensidade é maior e contribui para que a execução de atividades no cômodo sejam realizadas de forma confortável.

Já as lâmpadas amarelas, possuem uma intensidade menor e são indicadas para tornar os ambientes mais aconchegantes. Portanto, utilize-as em lugares de descanso, como a sala de estar e os quartos.

2. Combine a iluminação de ambientes com a decoração

Agora que você já sabe o primeiro passo para criar uma iluminação adequada, é preciso ficar atento a um segundo detalhe muito importante: combinar as luminárias com o restante da decoração.

Ao escolher a lâmpada, também será necessário investir em itens de decoração como luminárias e abajures. Então, entenda qual o estilo de cada cômodo e selecione os elementos decorativos com um design harmonioso.

Existem diversas opções no mercado com variações de modelos, cores e materiais para você encontrar o ideal para seu projeto. 

3. Considere o tamanho de cada cômodo

De nada adianta escolher a lâmpada ideal e encontrar uma luminária que combine com a decoração do ambiente se o tamanho dela não for adequado para o espaço.

Portanto, analise se o local escolhido para instalar a luminária é grande ou pequeno e encontre o produto que encaixe perfeitamente. 

Um exemplo disso é o uso de lustres grandes em cômodos muito baixos ou estreitos. Essa escolha seria desproporcional e causaria desconforto no ambiente. Portanto, fique atento a detalhes como este.

Com essas dicas seu projeto terá um resultado incrível. 

Confira também o artigo sobre como fazer uma boa escolha de paleta de cores e garanta que seu projeto, além de contar com uma excelente iluminação, tenha as melhores tonalidades para cada ambiente.

 

Encontre os revendedores em sua cidade

Aqui você encontrará todas informações dos revendedores Duratex.