Arquitetura Biofílica — O Que é e Como Aplicar Em Seu Projeto?

A arquitetura biofílica é uma nova tendência no universo do design de ambientes e tem ganhado cada vez mais espaço. Esse conceito se refere à uma decoração composta por elementos que remetem à natureza e proporcionam mais bem-estar.

Você pode utilizar vasos de plantas como itens decorativos, por exemplo, ou até mesmo instalar uma janela em determinado cômodo para aproveitar mais a luz natural.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como aplicar esse conceito em seu projeto? Confira!

O que é arquitetura biofílica?

A arquitetura biofílica é o conceito de decoração na qual estão incorporados alguns elementos que proporcionam uma sensação de conexão com a natureza.

Para isso, esse modelo de arquitetura utiliza materiais naturais, como plantas e luz solar para a iluminação, ou técnicas para simular uma naturalidade, como revestimentos em MDF e móveis com superfície de madeira.

Além de ser um design inovador e com uma estética agradável, ele ainda proporciona mais tranquilidade e bem-estar.

Como aplicar em seu projeto?

Para aplicar esse modelo de arquitetura na sua casa, é preciso utilizar algumas estratégias que vão te ajudar a alcançar o resultado desejado.

Confira três dicas para adotar a arquitetura biofílica em seu projeto.

1. Utilize plantas na decoração 

As plantas são itens indispensáveis para quem deseja criar um espaço utilizando a arquitetura biofílica. Elas conseguem trazer o ar da natureza para dentro de casa e ainda são excelentes para proporcionar beleza ao espaço.

Elas podem ser utilizadas em qualquer cômodo, seja ele interno ou externo, possuem uma ampla variedade de espécies para você escolher a que mais te agrada e ainda são extremamente versáteis, podendo ser utilizadas em vasos comuns, suspensos ou até mesmo em jardins verticais.  

Mas também é preciso ficar atento aos tipos de plantas mais adequados para cada um dos cômodos, além de garantir que elas estejam sempre bem cuidadas.

2. Aproveite a iluminação natural 

A iluminação natural também faz parte desse modelo de arquitetura e pode ser aproveitada de diversas formas.

A primeira delas é investir em cores claras para a pintura das paredes, como bege, cinza claro e branco. Essas tonalidades refletem os raios solares e oferecem mais luminosidade para o ambiente.

Você também pode utilizar as portas e janelas a seu favor. Dê preferência, sempre que possível, para que esses materiais sejam de vidro. Assim, a entrada da luz natural será maior.

Essa técnica, além de trazer um ar de natureza, ainda ajuda na economia de energia e proporciona uma sensação de amplitude no local.

3. Utilize materiais naturais

O uso de revestimentos e móveis que são feitos de madeira, como o painel ripado, são excelentes opções para uma arquitetura biofílica. 

Além da naturalidade oferecida, essas peças possuem várias texturas para você escolher a melhor de acordo com o restante da decoração.

E se você acha que utilizar móveis e revestimentos de madeira diminuirá suas opções de decoração, veja como painéis de madeira para cozinha podem oferecer diferentes cores e texturas para seu projeto!