Arq & Decor

A Volta do Memphis Design na Decoração

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dentre as dezenas de tendências que se desenvolveram durante a segunda metade do século XX, o Memphis Design é, com certeza, uma das mais libertadoras. Sua essência é exatamente a libertação das amarras das teorias do design que, até então, os profissionais acreditavam que deveriam seguir para atingir o sucesso. 

Originalmente denominado “The New Design”, o Memphis foi renomeado após seus fundadores escutarem uma famosa canção de Bob Dylan “Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again”. Aprenda tudo sobre as influências desse movimento e seu renascimento na atualidade!

O que é o Memphis Design? 

A volta do memphis design na decoração

No final dos anos 1970, alguns consagrados designers resolveram romper com os preceitos da escola de Bauhaus, criando sua própria linha de pensamento. Ettore Sottsass, seu principal criador, fundou, então, o Memphis Group, no ano de 1981. 

Influenciados por movimentos como Pop Art e o Art Déco, o grupo italiano passou a deixar de lado a valorização da pura funcionalidade dos objetos para dar lugar ao design efêmero, ao maximalismo e à estética como criação. 

O Memphis Design ganhou real notoriedade após a participação no mundialmente consagrado Salão do Móvel de Milão, também em 1981. O grupo produziu peças apenas até 1988, mas sua influência nas artes, na moda e em outras áreas continua até os dias de hoje. 

Aplicação do Memphis na decoração

O Memphis Design foi um verdadeiro divisor de água no universo das artes. Algumas de suas características mais marcantes são o uso de cores vibrantes, mix de cores, formas geométricas, assimetria, estampas e tudo mais que pudesse relativizar o conceito de belo pregado pelas escolas tradicionais. 

Em 2014, quando os padrões consagrados pelo Memphis voltaram a aparecer, a Semana de Design de Milão estava repleta de claras referências ao movimento. O mesmo aconteceu em 2016, quando a marca de decoração italiana Kartell lançou uma coleção em parceria com o icônico Ettore Sottsass. 

Nos dias de hoje, paletas de cores dinâmicas, padrões com bolas e listras, quadriculado, mix de formatos geométricos e mobiliário com formatos inusitados podem ser aplicados em projetos de arquitetura e decoração, tanto nos detalhes quanto na própria construção. 

O que achou desse movimento artístico tão diferente? Para mais artigos como esse continue acompanhando o blog da Duratex!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você