Arq & Decor

O que é e Como Aplicar o Design Biofílico na Arquitetura?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Estar em sintonia com a natureza é praticamente mandatório nos dias de hoje, independentemente do projeto. Quando falamos sobre design biofílico, falamos exatamente sobre levar em consideração a nossa afinidade com a natureza na hora de criar projetos de arquitetura e decoração. 

Ao longo deste artigo você aprenderá exatamente o que é essa tendência, como funciona na prática e como pode aplicar em seus projetos. Confira o que a Duratex preparou abaixo e descubra mais sobre o assunto. 

Afinal, o que é o design biofílico? 

Antes de entender o que é design biofílico, primeiro é preciso saber mais sobre o significado da palavra. Biofílico vem de biofilia, que pode ser definido como “amor à vida” ou “amor aos seres vivos”. 

A ideia é criar um espaço que reconecte o ser humano com a natureza, o que levaria a impactos positivos na saúde e no bem-estar daqueles que vivem nos ambientes em questão. 

A partir do momento que nos reconectamos com a natureza, que é de onde viemos, temos a chance de melhorar nosso desempenho nas mais diversas esferas. Pare para pensar: quando perguntamos para os clientes onde eles se imaginam em um lugar de relaxamento ideal, a maioria responde que estaria em meio a natureza. 

Como funciona na prática? 

O que é e como aplicar design biofilico

Você já entende o conceito, mas como o design biofílico pode ser inserido, na prática, em seus projetos de arquitetura e design de interiores? Basicamente, existem três maneiras diferentes de trazer esse tipo de sensação para ambientes, veja:

  • contato direto com a natureza: é quando você insere plantas no ambiente. Algumas ideias interessantes são samambaias penduradas no teto, paredes vivas e trepadeiras;
  • contato indireto com a natureza: você cria um ambiente que lembra a natureza, seja por meio de imagens, cores ou objetos. Algumas ideias são papel de parede com estampas que lembrem a natureza e até mesmo painéis com padrões que remetem à sensação de estar próximo de uma floresta;
  • inserção de características no ambiente: aqui, a conexão com a natureza acontece de maneiras ainda mais indireta. Aposte em materiais, como madeira e bambu, por exemplo, para criar cômodos que estejam em sintonia com a natureza. 

O que achou de aprender mais sobre o design biofílico? Aqui no blog da Duratex nós sempre temos dicas com as maiores e melhores tendências do momento para você manter seus projetos atualizados! Confira. 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você