Arq & Decor

Neuroarquitetura — Conheça o Impacto dos Ambientes no Cérebro

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Há lugares que, no momento em que você entra, já transmitem sensações como paz, tranquilidade, ou mesmo causam mal-estar. Mesmo quem não é especialista na área é capaz de compreender a importância da construção de ambientes harmoniosos — e é disso que se trata a neuroarquitetura.

Quer entender melhor como a composição de um cômodo pode influenciar nos seres humanos? Então continue lendo este artigo que a Duratex preparou para você!

O que é a neuroarquitetura?

A neuroarquitetura é a junção de dois conceitos que, a princípio, parecem não ter muita relação entre: a neurociência e a arquitetura. Porém, quando colocados juntos, são capazes de criar uma nova maneira de se pensar o design de interiores. 

Sempre foi de conhecimento humano que é preciso criar ambientes que sejam harmoniosos e apropriados — principalmente quando se trata de escritórios, salas de reunião, lugares de estudo, entre outros. 

Confira alguns pontos principais para aplicar a neuroarquitetura com sucesso em seus projetos! 

Luz natural

Em geral, ambientes iluminados são capazes de trazer boas sensações. Porém, é ainda melhor se a luz for natural. Isso porque isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas do exterior e da natureza.

Ao construir espaços, priorize as janelas. Caso o sol seja muito forte, conte com a ajuda de cortinas que consigam amenizar os raios solares, mas não deixem o local escuro.

Quanto à luz artificial, utilize sempre lâmpadas da cor branca, pois ela reduz o sono.

Organização do espaço

Quando se trata de locais que são usados para trabalho e concentração, evite itens que podem causar distração. Uma boa ideia é aplicar o conceito de minimalismo e adicionar ao ambiente apenas o que é necessário.

Para criar a disposição dos móveis, tente criar espaços livres para circulação e evitar a sensação de claustrofobia naqueles que deverão estar ali. 

Cores

 

Muito mais do que usar a ciência das cores para descobrir as melhores combinações para os ambientes, é preciso usá-las de acordo com a forma como elas podem influenciar nos seres humanos — afinal, cada uma delas age de uma forma diferente no cérebro.

Gostou de entender sobre neuroarquitetura e como o ambiente influencia no cérebro humano? Então continue lendo o blog da Duratex!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você