Arq & Decor

3 Ideias Para Trazer o Design Sustentável Para Seus Projetos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A indústria sustentável está ganhando cada vez mais destaque nos mais diversos setores, e o design é um deles. Com o objetivo de conservar os nossos recursos naturais, o design sustentável chegou para colocar em evidência o fato de que é sim possível cuidar do planeta e, ao mesmo tempo, ter um projeto esteticamente agradável. 

Neste artigo a Duratex vai te explicar o que é, exatamente, o design sustentável, além de mostrar algumas maneiras de implementar isso em seus projetos e oferecer ainda mais valor para seus clientes. Confira abaixo e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é o design sustentável? 

O design sustentável é, basicamente, conceber produtos e soluções que levem em consideração estratégias de uso consciente dos recursos naturais, eficiência energética, ocupação dos espaços e sustentabilidade social e econômica. 

É possível aplicar o conceito de diversas maneiras, e nós separamos algumas para te inspirar. 

1. Escolha materiais sustentáveis

Na hora de pensar no material utilizado para a criação dos móveis e outras estruturas de um projeto, escolher materiais ecológicos é uma das maneiras mais simples e assertivas de implementar o design sustentável. 

A madeira de demolição, por exemplo, é uma excelente ideia e fácil de encontrar. São peças que foram utilizadas na construção civil e até mesmo em linhas ferroviárias. Há, também, a possibilidade de apostar em matérias-primas ecológicas, como o MDF da Duratex

2. Otimize os espaços 

Pode parecer óbvio em um primeiro momento, mas a otimização dos espaços de uma casa ou apartamento é parte importante do design sustentável. Colocar móveis e acessórios em locais apropriados contribui para a sustentabilidade, pois diminui o desperdício. 

Além disso, se forem alocados adequadamente, também reduzem os riscos para a saúde e a segurança. 

3. Qualidade é essencial

Opte por matérias-primas, tecnologias, fornecedores e outros itens de qualidade. Quanto maior for, menores são as chances de ter que haver uma substituição repentina, por exemplo, o que obrigaria os moradores do local a comprarem algo novo e descartar o antigo. 

Quanto menos descarte, mais o design sustentável está ajudando o planeta, tudo isso com o auxílio de algo que você projetou. 

Gostou das dicas de design sustentável da Duratex? Confira mais artigos como esse em nosso blog!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você