Arq & Decor

Como Aderir à Arquitetura Sustentável

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A sustentabilidade está cada vez mais em alta e tem sido inserida nas mais diversas esferas da sociedade. Hoje, fala-se muito de arquitetura sustentável. Esse tipo de projeto busca otimizar todo o ciclo de vida dos sistemas de edificação, da demolição à construção e manutenção.

A ideia aqui é minimizar o impacto ambiental das edificações, considerando condições climáticas, materiais utilizados, redução do consumo de energia, entre outros. Vale lembrar que a sustentabilidade é uma realidade que cresce cada dia mais com a conscientização da população em relação ao meio ambiente e ao futuro do planeta.
Selecionamos algumas formas de aderir à arquitetura sustentável em seus projetos, veja:

Utilize materiais ecológicos para um projeto de arquitetura sustentável

Uma das melhores maneiras de construir um projeto de arquitetura sustentável é escolher os materiais corretos. Materiais ecológicos são aqueles que causam o menor impacto no meio ambiente, como adobe (um tipo de tijolo que pode ser utilizado em construções), painéis de MDF produzidos com madeira reflorestada, hidrocerâmica, bambu, vidro inteligente e tinta biodegradável.

Optar por empresas que contem com certificações relacionadas à sustentabilidade também é uma excelente ideia. Organizações que se preocupem com a redução dos impactos sociais, ambientais e econômicos, bem com uma cadeira de fornecimento sustentável e ecoeficiente.

Cuide de todo insumo gerado na obra para garantir que sejam adequadamente descartados no final e aposte em soluções tecnológicas para poupar a natureza, como pisos que imitam madeira e materiais reciclados.

Priorize a boa ventilação

Pensar em construções arejadas e que contem com uma boa ventilação é uma ótima maneira de economizar energia elétrica, principalmente em um país tropical como o nosso. Isso evita que existam espaços abafados ou frios demais.

Escolher janelas grandes também pode ajudar bastante e ainda aproveitam a luz natural. Em união com a substituição das lâmpadas por LED, pode-se observar uma economia considerável.

Faça o monitoramento do consumo

Um dos pontos mais importantes para qualquer projeto de arquitetura sustentável é o monitoramento do consumo durante toda a vida útil daquela edificação. Crie indicadores para ajudar a monitorar o consumo de água e energia.

Dessa forma, fica muito mais fácil compreender a real eficiência desse projeto e fazer adaptações para os futuros.

Lembre-se de que a essência de um projeto sustentável é oferecer qualidade de vida para os moradores buscando o melhor para o meio ambiente. Uma boa maneira de garantir que isso está sendo feito da melhor maneira possível é adequar-se à legislação vigente. Existem leis e normas que definem as boas práticas de sustentabilidade.

Para ter acesso às outras soluções pensadas pela Duratex, continue acompanhando nosso blog.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Recomendado para você